Image Map Image Map Image Map

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ETC & TAL 3: Capítulo 95 (Reta Final)

Queremos Respeito
< Quarto 2F/2º Andar >
Lali: Bom dia, Dul!
Dul: Bom dia...
Lali: Que animação em plena sexta-feira, hein?!
Dul: Você sabe que eu odeio acordar cedo!
Lali: Tenho que te contar uma coisa!
Dul: Fofoca logo de manhã, amiga?
Lali: O Fiuk quer voltar comigo!
Dul: Meu Deus! É verdade! Agora vocês podem ficar juntos!
Lali: Como assim? Você pensar igual a ele?
Dul: Por quê? Você não quer voltar com o Fiuk? 
Lali: Quero, mas eu pensei em fazer um joguinho com ele antes. Tenho medo de ficar parecendo oferecida demais!
Dul: Não cai nessa, Lali. Depois pode ser tarde demais! Digo isso por experiência própria.
Lali: Lamento, Dul! Eu me segurei quando ele veio conversar comigo. Fiquei morrendo de vontade de enchê-lo de beijos.
Dul: Você deveria ter feito isso!
Lali: Eu vou fazer! Não vou aguentar segurar esse sentimento dentro de mim por mais tempo. O baby não merece isso!
Dul: Você chamou ele de baby! Que legal! A velha Lali está de volta!
Elas se abraçaram.
Lali: Vamos descer logo que hoje é o dia do protesto contra a diretora.
Dul: O que foi planejado?
Lali: Ninguém vai pra salas fazer prova!
Dul: E se ela mandar dar zero pra todos?
Lali: Ela não vai fazer isso! A Lola me disse que todos vamos levar as carteiras pro jardim e só sair de lá quando ela tomar uma posição que nos agrade.
Dul: É, chegou a hora dessa diretora se colocar no lugar dela! Vamos lá!
< Jardim >
O jardim já estava cheio de alunos com suas carteiras. Alguns tinham feito cartazes, outros arrumaram apitos e muitos ficaram apenas sentados na grama.
Sophie: Será que ela não vem?
Amanda: Ela tem que vir! Eu não acordei cedo à toa!
Sophie: Ninguém acordou, Amanda! Se não tivesse essa rebelião, a gente teria que acordar cedo pra ir fazer prova do mesmo jeito!
Amanda: Eu espero que isso dê certo!
Sophie: Você podia dar uma olhada, né?!
Amanda: Do que você tá falando, Sophie?
Sophie: Das suas visões, oras!
Amanda: Não são visões, são sonhos premonitórios! E isso qualquer um pode ter!
Sophie: Eu nunca tive.
Amanda: Porque nunca deve ter precisado.
Sophie: Bem que eu podia sonhar que o Benja ia fugir na noite do show...
Nanda, Zac, Chay e Fiuk se juntaram a elas.
Nanda: Disseram que a diretora já está vindo, meninas!
Amanda: Até que fim! Estamos aqui há quase uma hora!
Chay: Nem café da manhã eu pude tomar!
Zac: Você não vai morrer por causa disso, Chay!
Chay: É, mas o café da manhã é a refeição mais importante do dia! Pergunta isso pra sua namorada!
Nanda: Ele tá certo, Zac!
Fiuk: Sem discussão, gente! Onde estão Lali e Dul?
Sophie: Estão com o Jonatas. Eles vão falar.
Fiuk: Falar o quê?
Sophie: Não sei! Mas estavam precisando de gente para ficar a frente da rebelião e eles se ofereceram.
Chay: Isso não vai dar certo...
Zac: Ela chegou, galera! Pega os apitos aí!
Vera chegou acompanhada dos outros professores. Ao vê-la, os alunos começaram a apitar e balançar os cartazes.
Vera: SILÊNCIO!
Todos pararam.
Vera: André, o que está acontecendo aqui?
Antes que André falasse, Lali tomou a iniciativa.
Lali: Isso, diretora, é um protesto! É a nossa forma de demonstrar que estamos insatisfeitos com o seu trabalho!
Vera: Quem te deu permissão para falar, mocinha?!
Lali: Não é preciso permissão! Nem com ela você é capaz de nos escutar!
Dul: A Lali tem razão! Estamos em um colégio, onde pagamos para estudar, temos todos o direito de falar e ser ouvidos.
Jonatas: Uma escola é muito mais que professor, quadro, caderno e aluno. Escola é família, ainda mais um semi-internato! É preciso que haja comunicação, compreensão e solidariedade pelo outro.
Lali: Escola não é uma vitrine de roupas, onde nada pode estar errado. É na escola que precisa estar os erros, pois é na escola que aprendemos a consertá-los.
Dul: Não há motivos para escondê-los da sociedade, não há motivos para ignorá-los só porque a solução não é fácil. O interesse é uma maneira de se demonstrar a dedicação, o cuidado e o respeito.
Jonatas: E nós percebemos que isso não acontece aqui no Atitude. Não podemos nos comunicar com a diretora, porque não temos permissão para falar.
Lali: E logo não somos compreendidos, o que acaba nos enchendo de dúvidas. Dúvidas que nos fazem agir sem pensar, precipitadamente.
Dul: Aqui falta solidariedade. Solidariedade até pela vida de um próprio aluno! Dizem que ignorar a morte não é muito bom. É preciso encará-la, dar a cara bater.
Jonatas: A morte chega pra qualquer um, esteja você na vitrine ou não.
Lali: E para enfrentar não só a morte, mas também todos os problemas, é preciso demonstrar interesse em enfrentá-los. A partir do seu interesse, você perceberá sua dedicação.
Dul: Você vai ter cuidado e quando superar todos os obstáculos conseguirá o respeito. E nós estamos lutando por isso! QUEREMOS RESPEITO!
Os apitos voltaram e uma barulheira tomou conta do jardim. Todos ficaram olhando para Vera.
Daniel: Quem ensinou isso a eles?
Karina: Não sei, mas parece que eles estão definitivamente crescendo.
Ellen: O Márcio vai adorar isso!
A diretora ficou sem saber o que fazer. Os apitos foram ficando mais intensos e a pressão sobre ela também. Para piorara situação, alguns alunos começaram a batucar nas mesas enquanto outros gritavam por respeito.
André: Faz alguma coisa, diretora.
Vera olhou para André e respirou fundo. Depois de um longo suspiro, ela se rendeu com um grito.
Vera: OK! EU DESISTO!
Todos pararam e ficaram olhando pra ela.
Vera: Eu desisto de continuar sobre o controle do Atitude. Vocês venceram, conseguiram estragar o meu trabalho, conseguiram mostrar o quão inútil eu sou. Espero que se arrependam disso.
Ela deu as costas para os alunos e voltou para sua sala cabisbaixa. Todos comemoraram. No meio da bagunça, o celular de Nanda alertou uma mensagem.
Nanda (lendo): Olá, gata! Você não tem noção de quanta saudade estou sentindo de você! Espero poder revê-la em breve. Um beijo molhado do seu grande amigo Stéfano!
Nanda releu a mensagem e quando decidiu responder foi surpreendida por Zac.
Zac: Nanda, por que você não tá comemorando?
Nanda: E-Eu... meu celular! Ele despertou!
Zac: Despertou?! A essa hora?
Nanda: É que eu tenho... eu tenho que tomar um remédio agora.
Zac (desconfiado): Remédio de quê?
Nanda: De cólica! Estou naqueles dias, sabe?! 
Zac: Sério?! Nem parece. Vai lá então! E não demora!
Nanda: Ok!
Nanda correu para a ala feminina.
APÊ ETC & TAL
Faro tinha acabado de chegar do supermercado quando bateram na porta do apê. Era a polícia.
Faro: Bom dia! Posso ajudá-los?
Policial A: Bom dia! Nós recebemos uma denúncia anônima e gostaríamos de revistar o sua residência, seria possível?
Faro: Mas foi que tipo de denúncia.
Policial B: Uma mulher está foragida e recebemos a informação de que ela estaria aqui.
Faro: Vocês dizem a Juliana, né?! Ela desapareceu do mapa!
Policial A: Nós podemos revistar?
Faro: Claro! Por favor!
Os policiais entraram no apartamento e revistaram todos os cômodos. Juliana, que estava no banheiro, ao sair, foi surpreendida.
Juliana: Po-Polícia?
Faro: Eles estão atrás daquela moça que eu te falei, lembra?
Policial A: Se afaste, meu senhor! Encontramos quem procurávamos!
Faro: C-Como assim? Essa não é a Juliana.
O outro policia se aproximou de Juliana e ela tentou voltar para o banheiro.
Policial A: Não corra, se não eu disparo! Mãos pro alto!
Juliana obedeceu. O policial se aproximou e puxou a peruca dela. Faro não conseguia acreditar.
Faro: Juliana?!
Policial B: Juliana Silveira, a senhora está presa em nome da lei.
Juliana: Você me paga, Faro!
Faro: Eu não fiz nada!
Os policiais algemaram Juliana e a levaram para fora. Faro continuava surpreso.
COLÉGIO ATITUDE
< Refeitório >
Já estava de tarde e enquanto esperavam por uma notícia de Faro, os garotos ficaram perambulando pelo colégio. Dul encontrou Chay no refeitório.
Dul: Olá!
Chay: Oi, Dul!
Dul: Já está lanchando? A gente acabou de almoçar! (rsrs)
Chay: É que essa manhã eu não tomei café.
Dul: Humm...
Chay: Você mandou muito bem com a diretora. Aliás, você, a Lali e o Jonatas, né?! Calou a boca dela por todos nós! (rsrs)
Dul: Foi um prazer se você quer saber! (rsrs)
Ela segurou as mãos dele. Ao sentir as mãos de Dul, Chay lembrou do que tinha feito para separá-la de Joe.
"Chay foi correndo no seu quarto. Abriu o guarda-roupa e pegou a mochila que levou pra viagem.
Chay: Tem que tá aqui! Tem que tá aqui!
Ele revirou a mochila toda e em um bolso embutido encontrou o envelope com as fotos.
Chay: Aqui estão minhas armadilhas, Joe! (rsrs)
Ele escolheu algumas fotos em que Joe estava com outra garota na piscina da pousada, colocou no bolso da calça e saiu apressado. Chay não quis esperar o elevador e foi de escada. Ele entrou no quarto de Dul rapidamente e se trancou. 
Chay: Qual é a cama da Dul...
Ele enxergou um porta-retrato com a foto do Joe perto de uma cama.
Chay: Achei! Espero que tudo saia bem...
Ele colocou as fotos embaixo do porta-retrato e saiu do quarto."
Chay então puxou suas mãos rapidamente. 
Dul: O que foi?
Chay: Dul, eu preciso te contar uma coisa.
Dul: Me conta!
Chay contou toda a verdade pra Dul. No final, ele percebeu que ela ficou magoada.
Chay: Dul, eu só quero que você saiba que a última intenção seria te machucar! Me perdoa!
Dul deu um suspiro e saiu apressada do refeitório sem falar nada. Amanda estava conversando com Karina em uma sala de aula.
Karina: E você já está totalmente bem?
Amanda: Bem, bem, bem eu não tô, né?! 
Karina: Você ainda sente falta do Joe?
Amanda: Sempre senti, já que nunca o tive. A diferença é que há um mês ele estava vivo e hoje...
Karina: Eu sei. Deve ser difícil pra você aceitar essas coisas.
Amanda: Eu não queria que acontecesse isso, Karina. 
Karina: Te entendo, Amanda. Se te tranquilizar, saiba que eu também tive umas intuições que algo ruim estava para acontecer naquele dia.
Amanda: Foi um dia que não merece ser lembrado.
Karina: Eu preciso ter certeza que você não vai precisar de nenhum tratamento avançado por causa das premonições.
Amanda: Eu já disse que estou bem. E não quero fazer tratamento nenhum! As pessoas vão achar que eu estou doida!
Karina: E quem se importa com isso? Você precisa cuidar de você, moça! Tá na hora de despertar! Você ainda tem um semestre antes de se formar! E depois disso? Vem faculdade, trabalho, família e por aí vai! É preciso estar pronta pra encarar a vida! E se machucando por causa dos outros você não vai conseguir isso.
Amanda: Você tem razão. Vou pensar nisso nesse fim de semana. Obrigada, Karina.
Karina: Obrigada a você pela confiança, querida! Até mais!
Amanda: Até!
Amanda saiu e Karina a seguiu com um olhar preocupado.
Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Código by: Gabriel - Diamond Designs - | Layout by: - Victor Garcia