Image Map Image Map Image Map

sexta-feira, 29 de junho de 2012

ETC & TAL 3: Capítulo 75

Sob Nova Direção
      Na manhã seguinte os alunos retornaram ao Atitude para mais uma semana de aula.
< Refeitório >
Fiuk: Olá, Chay!
Chay: Fala, Fiuk! E aí, Zac?!
Zac: Beleza, Chay?! Como foi o fim de semana?
Chay: Um pouco estressante...
Zac: O que aconteceu?
Chay: Deixa baixo... Ah, Fiuk! Parabéns, brother!
Chay deu um abraço em Fiuk.
Fiuk: Nem tava mais lembrando disso... Obrigado!
Zac: Será que vai ter aula?
Chay: Por que não teria?
Zac: Estamos sem diretor!
Fiuk: Eles já devem ter escolhido um substituto!
Chay: Com certeza!
< Quarto 2F/2º Andar >
Lali abriu a porta e entrou puxando sua mala. Dul estava acordada, mas continuava deitada na cama.
Lali: Bom dia, amiga!
Dul: Oi...
Lali: Que animação, hein?! Hoje é segunda-feira, mas você deveria ficar feliz em me ver!
Dul: Eu e o Joe terminamos.
Lali largou sua mala e correu até a cama de Dul.
Lali: Vocês o quê?
Dul: Ontem nós tivemos outra discussão feia e terminamos.
Lali: Outra?! Desde quando vocês estavam discutindo?
Dul: Tem algumas semanas...
Lali: Você podia ter ido pro apê comigo! Assim você evitaria que isso acontecesse! Agora você vai ficar aí, perdendo aula, sem comer, derramando lágrimas...
Dul: Claro que não! Estou assim, porque perdi a hora! Vou tomar banho e descer pro café!
Lali: Sério?!
Dul: Muito.
Lali: Terminar com o Joe não vai fazer diferença pra você?
Dul: Lali, posso tomar meu banho?! Eu já estou atrasada, sabe?!
Lali: Ok...
< Auditório Tom Jobim >
Depois do café da manhã, todos foram convocados para a apresentação da pessoa que iria substituir Márcio.
Karina: Ela já chegou?
Ellen: Já! Tá lá dentro terminando de se maquiar.
Daniel: Então vai ser uma mulher...
Juliana: Daniel já ficou empolgado! (rsrs)
André: Eu não queria deixar vocês curiosos, mas ela já tem um problemão pra resolver.
Karina: Problemão?
André: Eu prefiro manter em sigilo até que ela saiba.
Zuleica: Nem olhem pra mim, pois eu não tô sabendo de problema nenhum.
Daniel: Como ela é?
Ellen: Eu a vi no banheiro rapidamente. Ela é loira, um pouco alta, cabelos lisos e bem tratados, rosto jovial...
Juliana: Essas são perigosas!
Daniel: Perigosas por quê? Pela descrição da Ellen ela parece bem simpática.
Juliana: Simpática pra você que está interessado em desencalhar, né?!
Karina: (rsrs) Se você quiser, Daniel, eu posso jogar umas ideias nela pra você! 
Todos: (rsrs)
Zuleica: Gente, o Gastão já subiu no palco. Vamos prestar atenção!
As conversas no auditório cessaram e todos voltaram os olhares para Gastão.
Gastão: Bom dia, alunos e alunas! Bom dia, professores e funcionários! Hoje estamos reunidos para a apresentação da diretora que ficará esse finalzinho de semestre com vocês. Antes eu gostaria de esclarecer umas dúvidas, ou melhor, uma dúvida. Me perguntaram por que o diretor Márcio foi suspenso e eu disse que não iria falar sobre isso. Mas eu vou falar agora pela primeira e última vez sobre esse assunto! O Márcio vai se afastar do Colégio Atitude nesse período, porque ele não demonstrou uma boa administração, ele não cumpriu seus deveres e por isso ficará sem seus direitos.
Os alunos começaram a vaiar.
Gastão: Silêncio! Eu sei que ele é muito querido por vocês, mas temos que aceitar os fatos! Eu quero que vocês recebam, com muito respeito, a nova diretora do Colégio Atitude... Vera Lopes!
Uma mulher, com expressão e estilo bem jovial, subiu ao palco e foi recebida com os aplausos dos alunos.
Gastão: A palavra é sua, Vera!
Vera: Obrigada! Bom dia, alunos e alunas! Eu fico muito feliz em estar aqui hoje e saber que vamos trabalhar juntos a partir de agora.
Enquanto Vera se apresentava, as outras pessoas que estavam no auditório tiravam suas primeiras impressões.
Karina: É, Ellen... Ela é bem jovial mesmo!
Daniel: Não disse que ela simpática?! 
Juliana: Não sei se vou gostar dela...
André: Ela é bonita!
Ellen: André! Pra cima da diretora não, né?!
André: Foi só um elogio, Ellen!
Zuleica: Tomara que ela consiga controlar essa escola!
**********
Chay: Ela é um bombonzinho!
Stéfano: E que bombom gostoso, viu?!
Fiuk: Esse bombom é muito grande para a sua caixinha, Stefáno! (rsrs)
Stéfano: Não tem problema! Eu fico pelo menos com a metade!
Chay: Assim a gente vai ficar com vontade ir pra diretoria toda hora, né?!
Zac: Não... Essa carinha tem muita maquiagem! Com certeza deve ser um homem!
Chay: Você tá doido?! Claro que não! Olha só o rebolado dela...
Fiuk: Calma, Chay! Ela é uma diretora casada!
Chay: Quem te disse?
Fiuk: A aliança na mão dela!
Stéfano: Se o Márcio quiser passar o resto do ano em casa, que ele fique por lá!
**********
Sophie: Que baranga!
Nanda: Pura maquiagem!
Amanda: Maquiagem mal feita, né?!
Dul: Que cabelo é esse?! 
Lali: Ela tá pensando que vai ser aluna?!
Gih: Muito metida! Não podemos deixar essa mulher mandar na gente!
Nanda: Olha só a cara dos garotos! Eles gostaram.
Dul: Eles podem gostar, nós não!
Amanda: Você diz isso, porque terminou com o Joe!
Nanda: Você e o Joe terminaram, Dul?!
Sophie: A língua tá muito grande, né, Amanda?!
Amanda: Me erra, Sophie! A fofoqueira aqui é você!
Gih: Chega, gente! A discussão aqui é sobre a nova diretora!
**********
Benja: É, ela pode ser uma boa diretora.
Jonatas: Pra mim não faz diferença! Seria melhor se não tivesse diretora, nem diretor! Todos livres! O que você acha, Joe?!
Joe estava muito distante dali. Seus pensamentos estavam no domingo à noite.
"Dul: Pelo visto ele tá te tratando muito bem, Amanda.
Joe: Eu trato bem quem eu amo!
Chay: Xii...
Dul: O que você disse?
Joe: I-Isso mesmo! Eu trato bem quem eu amo...
Dul: Você acabou de me tratar muito mal, Joe!
Dul começou a chorar.
Dul: Quer dizer que você não me am-...
Amanda: Isso mesmo, minha filha! Ele não te ama mais!
Dul se virou para sair, mas Joe segurou ela pela braço.
Dul: Me solta!
Joe: Isso é o fim?
Dul: Acho que o fim já chegou há muito tempo... Só eu que não tinha percebido..."
Jonatas: Joe! Joe, acorda! 
Joe despertou repentinamente.
Joe: Oi, oi?! O que você disse?
Jonatas: Eu perguntei sobre a nova diretora.
Joe: Nova diretora?! Ah, que se dane ela!
Joe deixou o auditório sem falar nada com ninguém. 
Gastão: Bom, nós que agradecemos a você, Vera, por ter aceitado esse compromisso! Que você tenha sucesso durante esse período!
Vera: Obrigada!
Gastão: Alunos, você podem se dirigir para suas salas, pois o Atitude está sob nova direção! Obrigado!
2º ANO
Gih: Não gostei!
Nanda: Eu também não!
Ellen: Como assim, gente?! Ela não fez nada pra vocês!
Nanda: Tenho certeza que vai fazer, professora!
Zac: Ela pode ser bem cuidada, mas não deixa de ser diretora! 
Ellen: Eu acho que vocês estão julgando ela precipitadamente.
Benja: Verdade. Não faz nem duas horas que ela está aqui e vocês já têm certeza que a direção dela vai ser um fracasso!
Ellen: Vamos parar de prever o que vai acontecer com a nova diretora e vamos estudar, né?!
3º ANO
Daniel: Estaremos com uma boa direção.
Sophie: Jamais! Aquilo lá eu não engulo nem batido três vezes no liquidificador! 
Lali: E o cabelo oxigenado?! Loiro ridículo!
Chay: Vocês falam isso, porque têm inveja dela!
Amanda: Inveja?! Nunca! Aquela mulher pode até ser legal, mas não vai ser uma boa diretora!
Jonatas: Vocês não acham que estão se importando demais com ela?
Daniel: É verdade! Nós temos muitos cálculos pra se preocupar, né?! Abram o livro na página 96, que hoje a matéria é nova!
Fiuk: Tudo novo, né?! (rsrs)
André interrompeu a aula.
André: Bom, Daniel, eu preciso da aluna Bianca Bin.
Todos olharam para Bianca.
Daniel: Bianca, pode ir!
Bainca levantou calada e foi pra fora da sala. Stéfano estava lá.
Stéfano: E agora?
Bianca: Agora vamos ter que aguentar as consequências.
André saiu da sala e fechou a porta.
André: É hora da gente resolver aquele probleminha. Me sigam!
O horário seguinte do terceiro ano era vago, mas a maioria dos alunos permaneceram na sala. Lali e Jonatas estavam se ohando desde que a aula de matemática havia começado. Ele decidiu tomar a iniativa e foi até ela.
Jonatas: Oi!
Lali: Oi! 
Jonatas: É... Como foi o final de semana?
Lali: Bom.
Jonatas: Só bom?
Lali não respondeu e tentou fugir do olhar de Jonatas.
Jonatas: Lali, não aconteceu nada demais no seu final de semana? Tipo, você não sentiu nada?
Lali: Chega! Senti! Senti muita saudade de você!
Jonatas: Sério?! Eu também morri de saudade de você, meu amor!
Depois de um abraço, eles se beijaram.
Fiuk: Olha, Chay! Parece que o casalzinho tá matando a saudade.
Chay: Eles formam um belo casal!
Fiuk olhou sério para Chay.
Chay: É, mas você e a Lali ficam bem melhor!
Dul e Sophie ficaram conversando em um canto da sala.
Sophie: Ainda bem que eles se acertaram. O Jonatas estava quase morrendo sem a Lali!
Dul: Eles se merecem...
Sophie: E você e o Joe?
Dul: Não tem mais eu e o Joe! 
Sophie: Mas você gostaria que tivesse, né?! 
Dul: Sophie, eu não quero falar desse assunto! Coisa chata, hein?!
Sophie: Chata tá você! Perder um gatz daquele é loucura, viu?! Affs!
< Direção >
André: Com licença, diretora! Aqui estão os alunos que eu comentei com a senhora!
Vera: Obrigada! Zuleica, André, Bianca e Stéfano! Certo?
André: Sim!
Vera: Ótimo! André, você foi excelente no seu trabalho! Se saiu muito bem ao descobrir tudo o que aconteceu! Mas parece que só você está usando do seu cargo de inspetor nesse colégio! Não há motivos para pagar uma pessoa que não exerce sua profissão, né?! Pois bem, Zuleica, eu não quero você mais no Atitude.
Zuleica: O quê?
Vera: Isso mesmo! Você está demitida!
André: Mas e os direitos dela?
Vera: Direitos?! E os deveres? Ela precisa cumpri-los antes!
André: Isso não faz diferença! Ela tem que cumprir o aviso prévio!
Vera: Isso se ela tivesse carteira assinada, né?! Ou melhor, se ela trabalhasse! 
Zuleica: Não insista, André! Eu não quero que te aconteça nada por minha culpa!
André: Mas, Zul-...
Zuleica: André! Eu vou e sei que deixo aqui um grande homem!
Zuleica tirou seu colete de inspetora, o colocou na mesa da diretora e saiu cabisbaixa.
Vera: Bom, agora é a vez de vocês. O tráfico de drogas é crime, sabiam?! E ainda mais em escola! E pra piorar, vocês são menores de idade! O que têm nisso que chamam de cabeça? Será que só cabelo? É inadmissível que isso aconteça!
Stéfano: Eu posso explic-...
Vera: Calado! Eu não deixei você falar! Eu quero que apenas me escutem. O Colégio Atitude é uma instituição de ensino muito concorrida pelo seu alto nível de qualidade! Com o que aconteceu no último final de semana, vocês mostraram que não têm nível suficiente para estarem aqui. 
Stéfano: Nível eu tenho de sobra! Meu pai é um homem muit-...
Vera: Quem deixou você falar?! Silêncio! 
Vera abriu uma gaveta e pegou dois envelopes. Ela entregou um para Bianca e outra para Stéfano.
Vera: Aqui está o histórico de vocês. Se não quiserem perder o ano, é melhor procurar outra escola imediatamente, pois aqui não há mais vagas! E eu quero que saiam sem resmungar nada! Se retirem!
Bianca foi a primeira a sair da sala. Stéfano não se controlou e chorando saiu da diretoria.
André: Eu só espero que a senhora saiba o que está fazendo.
André saiu e fechou a porta.
< Jardim >
O Sol já estava se pondo quando Amanda encontrou Karina no jardim.
Amanda: Karina, posso falar com você?
Karina: Oi, Amanda! Pode sim!
Amanda: Eu tive outro sonho.
Karina: Sonho premonitório?
Amanda: Acredito que sim! Parecia com o outro, mas esse era mais nítido!
Karina: E você viu tudo o que vai acontecer?
Amanda: Não... Eu sempre acordo antes dos acontecimentos fazerem sentido!
Karina: Amanda, eu sei o que você está passando.
Amanda: Sabe?! Como? Você também tem esses sonhos?
Karina: Bom, como eu não sei se posso te explicar... Mas garanto que acontece comigo! Eu sinto quando algo ruim vai acontecer.
Amanda: Sente? Estranho...
Karina: É, e nos últimos dias eu estou sentindo.
Amanda olhou assustada para Karina.
Karina: Precisamos ficar atentas, Amanda. Não tenho mais tanta certeza sobre o controle dessas premonições...
< Auditório Tom Jobim >
Lali, Fiuk, Joe e Dul se encontraram no auditório para mais um ensaio da banda.
Fiuk: Bom, essa é nossa última semana para ensaiar. Sábado é o grande dia! O dia em que a banda ETC retorna aos palcos!
Dul: Que empolgação, hein?! (rsrs)
Fiuk: Não era pra eu estar empolgado?
Joe: Não escute comentários de pessoas ciument-...
Dul: O que você disse?
Lali: Gente, que música vamos ensaiar hoje?
Dul: Calma, Lali! Deixa ele responder!
Joe: Responder o quê, garota?!
Fiuk: Ei, gente! Por favor, né?! Qual foi a parte da última semana de ensaios que vocês não entenderam?
Dul: Quem não entende as coisas aqui é só uma pessoa, Fiuk!
Joe: Falar de si como se fosse outra pessoa é coisa de criancinha!
Dul: Ficar com uma pessoa que não ama é coisa de trouxa!
Fiuk: Hã?!
Lali: Eles terminaram...
Fiuk (irônico): Sério?! Nem deu pra desconfiar, sabia?!
Lali: Qual o motivo da ironia, Fiuk?! O que eu te fiz?
Fiuk: Não fez nada! E esse é o problema! Você nunca faz nada!
Lali: Não brinca que você tá procurando discutir comigo, né?! Eu não sou nada sua pra isso!
Fiuk: Nada?! É, pelo visto estamos distantes mesmo...
Um barulho interrompeu a discussão do grupo.
Continua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Código by: Gabriel - Diamond Designs - | Layout by: - Victor Garcia